Pioneirismo e tecnologia no combate à Covid-19


Unimed Campo Mourão realiza monitoramento de pacientes com casos suspeitos e confirmados para evitar agravamento e superlotação

Telemonitoramento, telemedicina e mensagens por aplicativo. Esses aliados tecnológicos da Unimed Campo Mourão têm desempenhado um importante papel durante a pandemia. Os recursos vêm sendo utilizados no Programa de Monitoramento Covid-19, criado em março de 2020 para acompanhar casos suspeitos e de infectados pelo novo coronavírus.

“Com o Programa, é possível identificar sinais de agravamento e direcionar os pacientes aos serviços corretos, assim contribuindo para minimizar a evolução deles, agregando qualidade assistencial e visando direcionar o beneficiário a acessar o recurso certo no momento certo”, explica Rodolfo Poliseli, presidente da Unimed Campo Mourão.

Rodolfo Poliseli, presidente da Unimed Campo Mourão, fala sobre monitoramento de pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19, na Unimed Campo Mourão
Reprodução/Unimed Campo Mourão

Outra ajuda importante vem do oxímetro, aparelho que serve para medir a saturação de oxigênio no sangue. A Singular foi pioneira na prevenção da hipoxemia silenciosa ao fornecer o equipamento para o acompanhamento e a monitorização dos pacientes portadores de doenças crônicas e com sintomas moderados, evitando, assim, o reconhecimento tardio dos agravamentos.

O presidente da cooperativa ressalta que os testes realizados no período correto e as orientações precoces sobre o isolamento, assim como medidas restritivas, ajudam a evitar a contaminação de outros pacientes, interrompendo a cadeia de transmissibilidade do ponto de vista epidemiológico.

O acompanhamento dos casos é realizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, até o cumprimento do período de isolamento recomendado pelo Ministério da Saúde. Para isso, uma enfermeira fica dedicada ao Programa e médicos infectologistas dão suporte quando necessário.

Leia…



Leia Mais >