Fundada em 28 de novembro de 1975, a Unimed do Brasil é a representante institucional das cooperativas Unimed. Tem entre suas funções ser guardiã da marca, sendo responsável pela reputação do Sistema. Dessa forma, “leva pleitos e contribuições aos poderes públicos, órgãos reguladores e entidades do setor de saúde, propagando as melhores práticas na busca por gestões cada vez mais transparentes, éticas e legalistas”, como consta entre suas atribuições.
Segundo Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil, ao refletir sobre desafios atuais e futuros, um tema que vem sendo bastante explorado nos eventos organizados pelas cooperativas é o fato de que existem algumas importantes missões no Sistema Unimed. Uma dessas missões é a reaproximação das novas gerações de médicos. Abujamra entende que tornar o cooperativismo uma opção contemporânea e atrativa para as atuais e futuras gerações de médicos é uma meta fundamental para o Sistema.
Leia também: Filmes sobre cooperativismo: confira 9 opções para assistir
O presidente acredita que está nas mãos do Sistema “conectar-se com as novas gerações e oferecer recursos para prepará-las, tanto na perspectiva da qualidade médica – a boa medicina -, em modelos que priorizem uma lógica assistencial mais efetiva e sustentável, quanto na perspectiva da educação cooperativista”, defende.
Abujamra lembra que a Unimed “é um ecossistema preparado para integrar novos profissionais e atuar como espaço formador: seja na rede de hospitais próprios certificados, como campo de residência médica, seja na faculdade Unimed, por meio de pós-graduação, cursos corporativos e de extensão, entre outros”.
Esse espaço rico faz parte do modelo cooperativista. O único do mercado capaz de proteger e valorizar o ato médico, preservando níveis de autonomia e influência na gestão do processo assistencial. “Enquanto a…