O Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Paraná (NDH) realizou o pré-evento do Suespar, reunindo representantes das Unimeds do estado para discutir temas como: ESG + Coop – Programa de Sustentabilidade do Cooperativismo Paranaense, o modelo de pagamento em valor aplicado ao cooperativismo e o programa In.Cube, case do Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InovaHC), que está contando com apoio da Unimed Nacional em sua quarta edição.
Leia também: Suespar reúne mais de 800 participantes em sua 29ª edição
O encontro do NDH foi aberto por Omar Genha Taha, diretor de Inovação e Desenvolvimento da Unimed Paraná, e também do Núcleo, que deu boas-vindas aos participantes e destacou o formato do evento neste ano, com apresentações de cases e dos minieventos divididos em trilhas. Taha também salientou a importância da participação de cada Singular ao enviar seus cooperados e colaboradores para participar de ações e discussões relevantes à saúde no evento.
Durante o encontro, Leonardo Boesche, superintendente do Sescoop/PR, explanou sobre a atualização do Programa ESG+COOP – Certificação de Cooperativas. Para Boesche, o ESG é uma oportunidade para aliar a geração de valor econômico às questões ambientais, sociais e de governança, evidenciando a responsabilidade e o comprometimento com as partes interessadas no contexto cooperativista. Desde 1990, o sistema Ocepar desenvolve ações para fortalecer as práticas de gestão, profissionalização e monitoramento por meio do programa de autogestão.
O superintendente apresentou as premissas do Projeto 14 de Certificação de Cooperativas. Entre elas, estão atendimento às exigências de mercado, um modelo aderente ao cooperativismo, preparação das cooperativas para a certificação, preservação da individualidade das cooperativas, transparência…