A pesquisadora e infectologista Mônica Gomes da Silva ressalta que os sintomas da varíola do macaco podem ser confundidos com os de outras doenças
Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças e a própria pandemia de Covid-19. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.
Assista também: O que a legislação fala sobre o aborto e a adoção?
A varíola do macaco está se alastrando pelo país de forma muito rápida. Pouco mais de um mês após o primeiro registro, hoje já são mais de 200 casos registrados. Nesta Conversa Ampla, a infectologista, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Paraná, Mônica Gomes da Silva, diferencia os tipos de varíola.
Leia mais: Sobe para 142 o número de casos de varíola dos macacos no Brasil
Ela ressalta que os sintomas podem ser confundidos com os de outras doenças. Destaca que a doença pode matar e a importância de procurar ajuda médica tão logo surjam os primeiros sinais.
Confira a entrevista completa:
A pesquisadora e professora da Universidade Federal do Paraná, Mônica Gomes da Silva, detalha os principais sintomas:
Além disso, em casos mais graves, pode ser percebido a falta de ar e a evolução para um…