Melhor idade: as oportunidades para um envelhecimento com qualidade de vida e bem-estar


Federação Unimed Paraná e Singulares desenvolvem iniciativas para atender o público 60+, entendendo que saúde é sinônimo de um conjunto de fatores além do consultório

Até 2030 a população brasileira deverá contar com mais idosos do que jovens, e até 2050, o grupo de 60+ representará 34,7% da população, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Nesse cenário, o Paraná figura como a quinta maior população idosa do país, somando 1,8 milhão de pessoas, o que corresponde a 16% da população paranaense. Entre 2010 e 2021, houve um aumento de 4,8% nos idosos do estado, segundo o Censo do IBGE. Esse avanço na expectativa de vida exige planejamento e preparo por parte do setor da saúde a fim de atender as necessidades de uma população mais velha.

Na avaliação da Organização Mundial de Saúde (OMS), quem hoje chega ou vai chegar aos 60, 70 e até 80 anos já tem qualidades física e mental melhores do que seus pais e avós. O coordenador de Programas de Gestão em Saúde, Marcelo Amaro, destaca que existe uma movimentação por parte da Federação e das Singulares para atender esse público e suas especificidades. “Apresentamos, recentemente, para o mercado o plano Sênior, como uma proposta de produto a ser comercializado com foco nesse grupo de pessoas. O principal objetivo do trabalho é proporcionar atendimento diferenciado, conforme as necessidades que surgem a partir dos 60 anos, respeitando a individualidade e fomentando a prevenção e o autocuidado”, explica.

Amaro relata que o programa foi inaugurado em Curitiba e região
no ano passado e já tem resultado em avaliações positivas

Reprodução/Unimed Paraná

O Programa “Você Sempre Bem” estava no planejamento da Unimed Paraná desde 2019, porém com a pandemia acabou sendo colocado em prática somente no fim de 2021. Durante esse período de atividades, o programa está promovendo cuidado diferenciado para os beneficiários de…



Leia Mais >