Existem mais de 81 transtornos estudados pela medicina do sono. Confira 10 dos distúrbios do sono mais comuns e seus sintomas.
A insônia é um dos sintomas que mais aparece quando falamos de saúde mental, afetando a quantidade e a qualidade do sono. Aproximadamente metade dos quadros estão associados a doenças ou condições médicas, como obesidade e refluxo gastroesofágico, ou a transtornos psicopatológicos, como depressão e ansiedade. Alguns hábitos também se relacionam à insônia, como dormir muito durante o dia, comer demais à noite ou acordar em horários muito diferentes a cada dia.
Leia também: Como mandar embora a insônia?
Quem tem hipersonolência costuma sentir sono em excesso, mesmo quando dorme ao menos 7 horas por dia. A pessoa adormece rapidamente, há períodos recorrentes de cair no sono ao longo do dia e é muito difícil acordar pela manhã — demonstrando até desequilíbrio motor, lapsos de memória ou desorientação ao despertar.
A necessidade de movimentar as pernas, acompanhada por desconforto nos membros (e às vezes, em outras partes do corpo), caracteriza a síndrome das pernas inquietas. A sensação pode ser entre o tornozelo e o joelho, com formigamentos que pioram em períodos de inatividade ou repouso, especialmente no final da tarde ou durante à noite.
O diagnóstico envolve ao menos três ocorrências semanais por, no mínimo, três meses, e o envelhecimento e histórico familiar são considerados fatores de risco.
Relacionada à respiração, a apneia é um transtorno do sono em que o indivíduo…