Inflamação: como identificar e evitar que se torne um problema


Pense na inflamação como um alarme de incêndio em um edifício. Quando tudo funciona como deveria, o alarme dispara apenas quando detecta fumaça ou fogo, alertando os bombeiros para apagarem as chamas e protegerem a estrutura. Agora, imagine se esse alarme começasse a tocar constantemente, mesmo sem perigo real, ou se os bombeiros ficassem no local lançando água e destruindo tudo ao redor. Isso é o que acontece no corpo com a inflamação crônica.

O sistema imunológico, o nosso “corpo de bombeiros”, é acionado para combater infecções, reparar danos e manter a saúde. Mas, quando esse sistema permanece em estado de alerta por tempo demais, pode começar a causar estragos onde não há necessidade, danificando tecidos saudáveis e desencadeando uma série de problemas de saúde.

Leia também: Saúde bucal e o coração: a intrigante conexão que pode afetar nossa saúde

“A inflamação é um processo biológico essencial para a defesa do organismo contra infecções, lesões e toxinas. No entanto, quando se torna crônica ou desregulada, pode levar a uma série de problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e até transtornos neurológicos”, revela a endocrinologista e cofundadora do Instituto Lipelife, de Vitória (ES), Lusanere Cruz.

O que é inflamação?

A inflamação é a resposta do sistema imunológico a agressões externas, como patógenos, toxinas ou lesões. “Os sinais semiológicos de inflamação incluem calor, rubor, dor e inchaço. Embora esses sinais sejam evidentes em muitos casos, nem todas as inflamações apresentam todos esses sintomas, especialmente em órgãos internos cuja dor pode ser menos perceptível”, explica.

A endocrinologista Lusanere Cruz ressalta a importânciade voltar a uma dieta baseada em alimentos naturais e reduzir o consumo de ultraprocessados para a saúde intestinal e para a redução da inflamação
A endocrinologista Lusanere Cruz ressalta a importância
de voltar a uma dieta baseada em alimentos naturais
e reduzir o consumo de ultraprocessados para a saúde
intestinal e para a redução da inflamação

A médica esclarece que a dor associada à inflamação pode variar significativamente de…



Leia Mais >