“Hoje temos uma proliferação exagerada na formação médica”, alerta o presidente da AMB durante abertura do 68º CBO


O presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes participou, nesta quarta-feira (4), da cerimônia de abertura da 68ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que está sendo realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB –, em Brasília (DF), entre os dias 4 e 7 de setembro. Dr. César agradeceu à presidência do CBO pela oportunidade de estar no congresso e parabenizou a todos os envolvidos na organização do evento. Ele também falou sobre a importância de as entidades médicas realizarem encontros como esse, unindo profissionais renomados da medicina brasileira e jovens médicos, que estão ingressando no mercado de trabalho para aperfeiçoar técnicas, adquirir conhecimento, se atualizarem e trocarem experiências, por meio da discussão de temas relevantes para a qualificação dos médicos e abordar as frentes de inovação ligadas à tecnologia. “Me sinto honrado em poder estar presente no CBO 2024, representando a AMB, junto ao nosso diretor científico, Dr. José Eduardo Dolci; e ao secretário-geral, Dr. Florisval Meinão, e acompanhar de perto o gigantismo dessa especialidade. É uma sociedade que temos profunda gratidão”, celebrou Dr. César.

O médico ginecologista também destacou a preocupação com o aumento desordenado e acelerado de faculdades de medicina no Brasil, que tem implicado no mau atendimento à população. “Hoje temos uma proliferação exagerada, quase que irresponsável, na formação médica. Diversas escolas médicas foram abertas recentemente. Estamos próximos a formar 45 mil médicos ao ano, com cerca de 650 mil médicos no Brasil hoje. Infelizmente, muitas dessas faculdades funcionam de forma precária, sem o mínimo de estruturação”, explicou Dr. César.

O presidente da AMB completou seu discurso ressaltando a urgência em haver a exigência de o médico ser capacitado para o exercício da medicina. “Já passou da hora de…



Leia Mais >