A Revista Ampla separou uma lista de filmes para você conhecer o cooperativismo e para inspirar a cooperação na sua rotina
O cooperativismo está presente em diversas partes do nosso dia a dia, embora muitas vezes achamos que ele está ligado apenas à atividade econômica. No entanto, o seu principal objetivo está ligado à colaboração das pessoas por um objetivo em comum.
Ele pode ser considerado um modelo socioeconômico e também cultural. Segundo a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), o cooperativismo mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.
Já a palavra vem de cooperação, que está presente nas nossas escolhas, no bem que fazemos a outras pessoas, na colaboração com os colegas de trabalho, familiares e, até mesmo, desconhecidos.
Leia também: 10 livros sobre cooperativismo que você não pode deixar de ler
Para que você conheça mais sobre o ato de cooperar, separamos 9 dicas de filmes sobre cooperativismo, com as suas respectivas sinopses. Confira abaixo:
Estreado em 1990, essa comédia romântica tem como personagem principal o ator Robin Williams, que interpreta um professor de literatura, ex-aluno da Weston Academy, onde passa a história em 1959. Ele, apesar de criar uma espécie de choque com a direção do colégio por apresentar a Sociedade dos Poetas Mortos, inspira os seus alunos de uma forma única a pensarem diferentemente dos padrões estabelecidos.
Mas o que isso tem a ver com o cooperativismo? O quinto princípio do cooperativismo está ligado diretamente com a educação, formação e informação. Esse, por sua vez, incentiva todos que estão a sua volta para buscarem, na educação, uma forma de crescimento mútuo, assim como o professor do filme Sociedade dos Poetas Mortos.
Já…