O 15º Seminário Femipa será realizado entre os dias 28 e 30 de março, na Associação Médica do Paraná (AMP), em Curitiba (PR), com o tema principal “A saúde não pode esperar – estratégias para garantir a sustentabilidade dos hospitais filantrópicos”. Este vem sendo o principal foco das instituições de todo o país, em função dos desafios de financiamento e atualização das tabelas de custos por procedimentos pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.
Por isso, o seminário agrega especialistas para abordar a sustentabilidade dos hospitais filantrópicos, buscando estratégias e soluções para os problemas que são comuns a todos que atuam nesta área.
A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) estará presente no 15º Seminário Femipa, fortalecendo as articulações e mobilizações para avançar em pautas importantes para o setor. “Estaremos juntos discutindo projetos que estão sendo propostos pela confederação para nossas federações e nossos hospitais”, adiantou o diretor-geral da CMB, Mario César Bernardes.
Essa integração das federações e instituições vem sendo crucial para discutir e buscar a sustentabilidade dos hospitais filantrópicos. A própria Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), organizadora do Seminário Femipa, participa dessas ações, não apenas regionalmente, mas também no âmbito nacional. “Também é papel da Femipa estimular essa discussão e troca de experiências. Algumas das nossas dificuldades não são individuais, mas coletivas. E coletivamente conseguimos buscar melhores práticas e soluções”, afirma Charles London, presidente da Femipa.
Confira a programação do 15º Seminário Femipa:
No dia 29 de março, a partir das 09h30, acontece a abertura oficial do evento. Em seguida, está prevista a palestra sobre o “Plano do governo estadual para a saúde”, com o secretário de Estado da Saúde, César Augusto Neves Luiz. No segundo painel da manhã, Ana Maria Malik, médica e doutora em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), fará uma análise do cenário da Saúde para os próximos quatro anos.
Neste dia, a programação principal será somente pela manhã, pois, à tarde, acontecem as salas temáticas Gestão de pessoas, Gestão da Infraestrutura e Logística Hospitalar, Gestão da Assistência e Segurança do Paciente e Gestão Hospitalar.
Já no dia 30 de março, o grande auditório recebe palestras nos dois períodos. A primeira da manhã discutirá “Os reflexos do rol de procedimentos para operadoras e prestadores de serviços de saúde”, com as participações de Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho, presidente da ANS; Renato Freire Casarotti, presidente da Abramge; Paulo Roberto Fernandes Faria, presidente da Unimed Paraná; e Simonei Bonato, diretor institucional de Saúde Suplementar da CMB. Depois, Flaviano Feu Ventorim, diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier, de Minas Gerais, e Adriano Matheis Londres, fundador Arquitetos da Saúde, do Rio de Janeiro, falarão sobre “O custo da desconfiança: relacionamento operadoras e prestadores”.
Na parte da tarde, para fechar o 15º Seminário Femipa, estão previstos mais dois painéis – “O hospital, a gestão eficiente e o impacto na comunidade” e “SUS: o que esperar para os próximos 4 anos” – e a cerimônia para reconhecer os vencedores do 5º Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade e do 4º Prêmio Femipa de Jornalismo.
Pré-eventos
Além da programação principal, o Seminário terá também os tradicionais pré-eventos, que acontecem no dia 28 de março.
O 9º Encontro de Assessores de Comunicação da Femipa terá palestras sobre Direitos autorais na Comunicação, Endomarketing estratégico, Indicadores de comunicação para mensurar resultados, Captação de recursos e o case do Hospital Cajuru.
Para o 8º Fórum de Direito da Saúde da Femipa, já estão definidos os temas “Liderança e ética na saúde: como se colocar frente aos novos desafios do setor”; “Compliance em instituições de saúde: principais avanços e desafios da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba”; “Nome social e outros da população LGBTQIAPN+ nos serviços de saúde: orientações e experiência da SESA/PR”; e “Principais aspectos probatórios em processos envolvendo e responsabilidade civil do médico e do hospital”.
A novidade da edição é workshop sobre rotinas do departamento de Recursos Humanos, com palestras sobre benefícios do INSS, cotas legais e riscos e cuidados com o processo da folha de pagamento.
Patrocinadores confirmados
A 15ª edição do Seminário Femipa é uma realização da Femipa, com correalização da Unimed Paraná; patrocínio Diamante de Sanepar; patrocínio de Air Liquide, Bionexo, Magnamed e MV; copatrocínio de Azevedo Consultoria, Condor, Formathos, Mendel, Morhena Hospitalar, Sisprime e SPDATA; apoio de Fator RH, Gesti, Valor Saúde e XHL; e apoio institucional de AMP, CCI França-Brasil, CMB, CRA-PR, CRM-PR, FBAH, Fehosc, Fehosp, Fehospar, Parlons Santé, Sindhosfil e Sindipar.
Serviço
15º Seminário Femipa
Data: 28, 29 e 30 de março
Local: Associação Médica do Paraná (AMP), em Curitiba
Informações: www.seminariofemipa.org.br.