Principais entidades do setor da saúde estarão no 15º Seminário Femipa

principais entidades do setor da saúde no Seminário Femipa
Seminário Femipa se tornou um dos principais eventos da saúde no país (Foto: Divulgação)

A programação do 15º Seminário Femipa, que será realizado de 28 a 30 de março em Curitiba (PR), contempla a participação de representantes das principais entidades do setor da saúde em todo o país. Além das discussões específicas sobre o segmento dos hospitais filantrópicos, os painéis abordam assuntos comuns à atividade, incluindo saúde suplementar, prestação de serviços e gestão. 

“Os hospitais filantrópicos, dependendo da região, atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e complementam seu atendimento – até por uma questão de receita – com a prestação de serviços via operadoras de saúde, por exemplo. Também é uma forma de oferecer esse atendimento de qualidade. Por isso,os hospitais filantrópicos devem estar atualizados sobre assuntos relacionados à atividade e ao negócio. Isso inclui legislação, valores, diferentes formas de pagamento e estudos de desfecho”, afirma Charles London, presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa), que promove o seminário.

No dia 30 de março, o painel “Os reflexos do rol de procedimentos para operadoras e prestadores de serviços de saúde” terá como convidados representantes das principais entidades do setor da saúde no Brasil: Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho (Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS), Renato Freire Casarotti (Presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde – ABRAMGE e Vice-Presidente de Relações Institucionais da UnitedHealth Group Brasil), Paulo Roberto Fernandes Faria (Presidente da Unimed Paraná) e Simonei Bonato (Diretor Institucional de Saúde Suplementar da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB). 

Outro painel que aborda a saúde suplementar também acontece dia 30 de março: “O custo da desconfiança: relacionamento operadoras e prestadores”. Neste caso, os palestrantes serão Flaviano Feu Ventorim (Diretor Presidente da Fundação São Francisco Xavier – MG), Adriano Matheis Londres (Fundador Arquitetos da Saúde – RJ), e Paulo Roberto Fernandes Faria (Presidente da Unimed Paraná).

As principais entidades do setor da saúde também vão acompanhar painéis que tratam sobre o futuro da saúde brasileira, especialmente nos próximos quatro anos no âmbito governamental. “No Paraná, há uma sequência de governo, mas sempre existem mudanças e evoluções. Já no governo federal, as mudanças são bem importantes. Via CMB, temos mantido uma boa relação com o Ministério da Saúde. Já fomos recebidos neste mandato e esperamos uma evolução. É muito difícil não falar sobre SUS sem tratar sobre a revisão da remuneração. Esperamos mais acesso e melhor diálogo neste período”, salienta Charles London, presidente da Femipa. 

O painel “Análise do Cenário da Saúde para os próximos quatro anos”, no dia 29, terá como palestrante Ana Maria Malik, médica e Doutora em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP, Mestre em Administração de Empresas pela FGV-SP e Professora Titular da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP. O secretário de Saúde do Paraná, César Neves, abre o evento proferindo palestra no painel “Plano do Governo Estadual para a Saúde”.

No dia 30 será realizado o painel “SUS: o que esperar para os próximos quatro anos”, com palestras de Nilton Pereira Júnior (Diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência do Ministério da Saúde – DAHU/SAES/MS) e Mirocles Campos Véras Neto (Presidente da CMB).

“São 15 anos de Seminário Femipa, que  já se concretizou como um importante evento da saúde como um todo, apresentando novidades e importantes discussões sobre gestão. É um espaço especial para debates, com uma programação sempre aberta a diálogos. Os temas são sempre próximos e atuais em relação à realidade dos hospitais. Também é papel da Femipa estimular essa discussão e troca de experiências. Algumas das nossas dificuldades não são individuais, mas coletivas. E coletivamente conseguimos buscar melhores práticas e soluções”, reforça Charles London. 

Ele ainda enfatiza que, historicamente, os hospitais filantrópicos são importantes parceiros do Sistema Único de Saúde. Nessas instituições são realizados mais de 50% dos atendimentos do SUS no Paraná e 70% dos procedimentos de alta complexidade.

O portal Saúde Debate, especializado na área da saúde, fará uma cobertura especial durante o 15º Seminário Femipa, levando ao público as principais abordagens discutidas no evento. 

Serviço:

15º Seminário Femipa

Dias 28, 29 e 30 de março

Local: Associação Médica do Paraná (Curitiba/PR)

Inscrições e programação: www.seminariofemipa.org.br.

Acompanhe ainda: Saúde Debate é a mídia oficial do 15º Seminário Femipa

Leia também: 15º Seminário Femipa – evento discute sustentabilidade dos hospitais filantrópicos

Confira também: 15º Seminário Femipa e cenário dos hospitais filantrópicos na Live Saúde Debate