Segundo ele, no momento atual de retomada, após dois anos difíceis por conta da pandemia, a capacitação neste tema é ainda mais importante, porque uma avaliação de custos eficiente pode ajudar a instituição na tomada de decisões.
“Muitas instituições estão preocupadas com essa retomada. Muito se comentou, antes da diminuição dos casos de coronavírus, que haveria um grande represamento, e isso iria desaguar totalmente agora. Algumas ainda estão num processo lento, mas, em outras, isso está acontecendo. Vemos instituição que precisa recusar pacientes, porque o volume atual é muito grande. Nesse sentido, a avaliação de custos eficiente ajuda a instituição a tomar decisões sobre quais procedimentos são mais ou menos atrativos, para que ela possa recuperar o que, de certa forma, deixou de ganhar durante a pandemia”, explica.
Na avaliação do palestrante, a informação de custos tem duas abordagens fundamentais: uma delas é ter a melhor informação para poder discutir com o financiador, com operadora etc; a segunda é que o conhecimento de custo proporciona uma avaliação do desempenho, análise do setor, para não haver desperdício. “Assim, utiliza-se a informação da melhor forma possível para reduzir o custo e maximizar o resultado”, detalha.
Outro ponto que merece…