Os especialistas trouxeram exemplos de ferramentas que ajudam na gestão de resultados do trabalho da assessoria de imprensa. Marques trouxe o nome de algumas plataformas pagas que cruzam informações e transformam em dados personalizados para cada cliente. É o caso do Press Manager, muito conhecido entre os assessores, que entrega relatórios bastante simples e fáceis de entender, tanto para gestores quanto para departamentos de marketing.
“É importante lembrar que esses números devem nortear as ações futuras da comunicação”, afirmou Marques. De acordo com o empresário, o plano de comunicação não é algo engessado, se os números mostrarem mau desempenho, é hora de repensar”, disse.
Outro desafio apontado pelos presentes na plateia foi a dificuldade de levantar novos temas. Neste sentido, Anne disse que o Grupo Marista treinou micro influenciadores internos que ajudam a detectar pautas e histórias interessantes da instituição.
Para fechar a palestra, foi aberto espaço para perguntas e trocas de experiências entre os presentes. Temas como influenciadores, as dificuldades de gerir baixos orçamentos e a importância do media training para os médicos e porta-vozes dos hospitais também foram debatidos. “É função do médico prestar esse serviço de informação à sociedade. Eles precisam estar prontos para atender as demandas dos veículos”, conclui Marques.
…