5º Prêmio Femipa de Melhores Práticas: apresentação de cases da Categoria Gestão de Assistência e Segurança do Paciente | FEMIPA


As salas temáticas do Seminário Femipa receberam, na tarde desta quarta-feira, as apresentações dos cases que concorrem ao 5º Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade. Na sala de Gestão de Assistência e Segurança do Paciente, cinco profissionais apresentaram seus cases, trazendo aos participantes uma variedade de práticas e inovações buscando a segurança, prevenção, acompanhamento e assistência aos pacientes de diversas áreas.

Confira um resumo de cada apresentação!

Plataforma Notifica – Gestão de Incidentes de Eventos Adversos

A primeira apresentação foi realizada pela enfermeira Thalita Teixeira, que trouxe a experiência do Centro Hospitalar São Camilo, de Ponta Grossa, com a plataforma Notifica, um Software que não precisa ser instalado e que pode ser acessado pela internet de qualquer lugar. Ele se propõe a auxiliar na comunicação, gestão e notificação de incidentes e eventos adversos, de acordo com normas de segurança.

A plataforma traz uma padronização da notificação desses incidentes dentro do hospital, adicionando recursos para uma comunicação clara e precisa sobre tais acontecimentos.

A palestrante levantou que algumas das grandes vantagens da Plataforma são a facilidade de acesso, o que melhora a adesão, o anonimato das notificações, que permite que os colaboradores possam notificar sem nenhum receio de serem identificados, e formulários personalizados por incidente. Tudo isso traz uma melhoria notável na comunicação dentro da instituição, melhorando muito a segurança dos pacientes e funcionários

Implantação do Serviço de Estomaterapia em uma Unidade de Cuidados Continuados

Tatiana Queiroz Ribeiro de Almeida foi a palestrante que fez a apresentação do segundo case. A enfermeira estomaterapeuta do Complexo Pequeno Cotolengo trouxe protocolos de tratamento e prevenção de complicações para pacientes com estomaterapia, além de outros assistidos, do…



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