Entre histórias, palavras e cuidado: a trajetória da médica Maria Ofélia Fatuch


Maria Ofélia Fatuch: uma médica pediatra que une paixão pela medicina e pela literatura em sua trajetória

Maria Ofélia Fatuch é uma mulher multifacetada. Médica pediatra e especialista em Alergia e Imunologia, ela também ocupa a presidência da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES) no Paraná. Outro ponto interessante na vida da médica: ela é uma colecionadora apaixonada por bonecas. Sua trajetória é uma fascinante combinação de amor pela medicina, literatura e arte, que começou a ser moldada desde a infância.

A paixão pelas bonecas teve início quando ela tinha apenas sete anos, quando seus avós fizeram uma viagem em um transatlântico à Europa. Naquela época, era um acontecimento para poucos privilegiados e para compartilhar a cultura vivenciada, eles trouxeram mini bonecas vestidas com trajes típicos de cada lugar que visitaram para a neta.

“Fiquei encantada pela perfeição e pelos detalhes. Cada boneca representava uma parte da cultura que meus avós vivenciaram e, assim, a cada viagem, uma nova boneca chegava em casa,” relembra Ofélia.

Colecionando memórias

A médica compartilha a coleção não apenas como objetos, mas sobre as histórias que elas contam. Cada boneca é um testemunho de suas vivências e das culturas que a cercaram durante infinitas viagens. “Trago comigo não apenas os detalhes das bonecas, mas também os momentos e as emoções que cada uma delas despertou em mim”, explica.

Ela conta que não tem uma boneca favorita em sua coleção, e considera todas especiais. “Para um colecionador, não existe favoritismo; cada boneca carrega uma história, como filhos moram no coração. Em momentos específicos, algumas se destacam por eventos marcantes vividos,” diz.

Uma coleção que representa memórias e culturas vividas
Uma coleção que representa memórias e culturas vividas

Paixão pelas letras

Maria Ofélia cresceu em um ambiente onde a educação e a cultura eram valorizadas. Ela recorda com carinho do seu pai, também médico, que tinha o hábito de…



Leia Mais >