Em sessão que homenageou o Dia do Médico no Senado, presidente da AMB destaca preocupação sobre a qualidade do exercício da medicina no Brasil


Representando a Associação Médica Brasileira (AMB), o Dr. César Eduardo Fernandes, presidente da entidade, e o Dr. José Eduardo Dolci, diretor científico da AMB, participaram na manhã desta quarta-feira (16), de uma sessão especial no plenário do Senado Federal, em Brasília, em homenagem ao Dia do Médico, data comemorada anualmente no dia 18 de outubro. 

Dr. César, em sua fala, propôs alguns questionamentos sobre a atual  medicina no Brasil na atualidade. “Essa é a medicina que nós queremos? Estamos preparando os médicos para que eles ofereçam uma medicina qualificada?”, indagou o especialista. 

“Como pontuado pelos colegas que discursaram nesta sessão, temos hoje problemas gravíssimos na formação dos médicos brasileiros, com a irresponsabilidade do número desenfreado da abertura de escolas médicas. Já estamos próximos a chegar a 500 escolas. Há uma desproporção absurda em termos de quantidade de faculdades de medicina, que funcionam sem as mínimas condições. Já passou da hora de fazermos o exame de proficiência médica”, relatou ele

Ele também agradeceu aos parlamentares, em nome da classe médica e em nome da população brasileira, que têm levado adiante pautas importantes e emergenciais para discussão na esfera pública. “Estamos buscando soluções na forma de projetos de lei, que eu espero que caminhem de maneira célere dentro das duas Casas do Parlamento”, finalizou o presidente da AMB.

Por fim, parabenizou a todos os colegas de profissão e falou sobre o reconhecimento dos médicos brasileiros que estão atuando em todas as regiões do país, mesmo em situações muitas vezes, extremamente desfavoráveis. “Esses profissionais oferecem o seu melhor, seja nas unidades básicas de saúde ou de alta complexidade”.

Estiveram presentes na sessão especial, representantes de entidades médicas como o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. José Hiran da Silva…



Leia Mais >