A educação corporativa ou educação empresarial é tema que tem evoluído significativamente no campo institucional, particularmente na saúde em função de duas realidades: crescimento exponencial do setor e evolução tecnológica associada às metodologias de ensino. Soma-se a esses fatores o fato de que o setor de saúde, apesar do grande crescimento, passa por uma crise vinculada a custos assistenciais elevados com redução dos recursos necessários para financiamento.
Considerando que todas as medidas convencionais possíveis vêm sendo adotadas para redução desses custos, sem resultados efetivos, temos defendido a tese da necessidade de utilizar duas áreas que terão o potencial de resolver o problema: a inovação e a educação. É o que está acontecendo nas instituições mais prestigiadas do setor de saúde do país, como é o caso do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Sírio Libanês. Além disso, temos o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo, com o Inova HC e tantas outras iniciativas semelhantes.
Na verdade, já existe uma tradição na associação de educação e saúde que vem de instituições acadêmicas de prestígio. Porém, agora, o movimento se inverte. São as instituições de saúde que vêm se transformando em grandes centros difusores de ensino e educação corporativa baseados, principalmente, nas ferramentas digitais.
Trilhas de aprendizado diferenciadas, cursos, treinamentos, workshops, programas e-learning, universidades corporativas e incentivo à educação continuada (longlife learning), com o objetivo de promover o desenvolvimento do colaborador, compõem o universo da educação corporativa.
O conceito de educação corporativa não é novo. Desde os anos 1950 a ideia de educação empresarial já vigorava,…