Dr. Nerlan Gonçalves de Carvalho, 2º vice-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), participou como ‘Presidente de Honra’ do 45º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular – FOZ VASCULAR 2024 –, realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) entre os dias 2 e 6 de setembro, no Centro de Eventos Maestra do Complexo Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu/PR.
O evento, presidido pelo médico angiologista Dr. Ricardo Moreira Rocha, contou com a participação de cerca de 300 palestrantes da Angiologia e Cirurgia Vascular.
Durante sua fala no congresso, Dr. Nerlan parabenizou à presidência e aos demais envolvidos na realização do FOZ VASCULAR 2024, e celebrou a evolução dos tratamentos médicos da especialidade com o auxílio da tecnologia. “Tenho a satisfação de representar o Dr. César Eduardo Fernandes, presidente da AMB, neste grandioso evento e acompanhar de perto, os passos à frente que a Angiologia junto à Cirurgia Vascular vem dando ao longo dos anos. Usávamos, por exemplo, a subtração de imagens e hoje temos a reconstituição em cortes que formam imagens incríveis em 3D. A tecnologia trouxe uma evolução acelerada”, explicou o médico.
O 2º vice-presidente da AMB também destacou sobre a proliferação de escolas médicas no Brasil e o interesse financeiro exploratório, que vem resultando na massificação e perda da qualidade no exercício da medicina no país. “Preocupa a exploração do trabalho médico, por meio da precarização do vínculo de trabalho, preocupa estabelecer nos contratos o número de consultas a cada hora, como se os médicos estivessem em uma linha de montagem, e a superficialidade no atendimento realizado às pressas. A razão de nossa profissão é escutar, acolher, examinar, diagnosticar, tratar e curar pacientes quando possível. Não podemos perder a nossa essência”, concluiu o cirurgião vascular.
FOZ VASCULAR…