Dormir bem: vídeo explica como o sono varia para cada pessoa e dicas para melhorar


O nosso corpo segue uma série de ritmos biológicos, com seu funcionamento variando ao longo do tempo. Ele responde a deixas do ambiente, como a presença e a ausência de luz — mas também tem uma biologia própria, que explica o porquê de alguns terem maior facilidade para acordar no período da manhã ou de dormir cedo; ou ainda, o motivo de algumas pessoas precisarem de mais ou menos horas de sono.

Confira também: Insônia, hipersonolência e mais: 10 distúrbios do sono e seus sintomas

Isso varia com fases da vida — por exemplo, os adolescentes tendem a dormir e a acordar mais tarde; e os idosos, a dormir e acordar mais cedo. Esses e outros assuntos são abordados pelo professor Gustavo Santos, da PUCPR, neste episódio do Saúde Sem Complicação.

Confira no YouTube ou no Spotify.

Ele também fala sobre a importância do cochilo (desde que dure entre 30 minutos e uma hora e meia), explica o que a ciência já sabe sobre os sonhos e seus significados e responde a outras questões comuns sobre o tema, como:

  • será que os relógios inteligentes funcionam mesmo para medir o sono?
  • e os aplicativos destinados a te acordar no melhor horário, cumprem o que prometem?
  • quais os melhores hábitos de higiene do sono para um sono mais reparador e saudável?
  • como os pais podem contribuir para um sono reparador de seus filhos?
Especialista dá dicas para contribuir para um sono mais saudável por parte das crianças. Imagem: Bastien Jaillot/Unsplash

Saiba mais sobre seus ritmos biológicos

Além do autoconhecimento, há ferramentas que podem auxiliá-lo a descobrir seu cronotipo. Uma delas, recomendada por Santos, é o teste do Instituto do Sono disponível em https://institutodosono.com/teste-de-cronotipo/

Leia também sobre o sono



Leia Mais >