Os diretores da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. Florisval Meinão e Dr. Luciano Gonçalves de Souza Carvalho foram recebidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, para discutir sobre o 12º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico da Saúde (COMEDJUS), que será realizado em setembro de 2025, em São Paulo. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), no gabinete do ministro, em Brasília.
Durante a reunião, os representantes da AMB pontuaram outras questões ao ministro, tais como a preocupação sobre a abertura indiscriminada de escolas médicas no país, a necessidade de qualificação na formação profissional dos estudantes de Medicina e as consequências que isso pode acarretar no atendimento ao atendimento à população. Eles também defenderam a necessidade de um sistema de avaliação ao final do curso como forma de garantir qualidade assistencial e a preocupação em se preservar a qualidade de formação de especialistas por meio dos programas de residência médica.
Também estiveram presentes na reunião, Clenir Sani Avanza, presidente da Associação Brasileira de Advogados da Saúde (ABDS) e coordenadora executiva do COMEDJUS; Júlio Marques, vice-presidente da ABDS e Eron Faisal, procurador do Estado do Espírito Santo/AMES.
O COMEDJUS
O evento, que ocorre há 11 edições, é voltado para juristas ligados à esfera pública e membros das principais entidades médicas do país, com o objetivo de debater pautas urgentes relacionadas ao exercício da Medicina, à prestação dos serviços de saúde e ao direito brasileiro.
Saiba como foi a participação da AMB no 11º COMEDJUS, realizado em setembro deste ano em Brasília:
- “A má formação dos médicos vem afetando diretamente o atendimento aos pacientes”, afirma presidente da AMB, durante o Congresso Brasileiro Médico, Jurídico da Saúde
- Associação Médica Brasileira discute desafios da…