Joelma Aparecida Ferreira Gomes sempre acreditou nos estudos como o caminho para uma vida melhor. Entretanto, quando seu gerente propôs que fizesse um mestrado em 2019, em um primeiro momento, ela recusou o convite. “Eu me assustei. Me perguntei se daria conta, porque imaginava que seria um passo muito grande, duvidei da minha capacidade”, relata a analista de Controladoria na Unimed Paraná. Foi então que o gerente Antonio Maurício Ribeiro, que na época trabalhava na área de Desenvolvimento e Estratégia, abriu seus olhos. “Ele falou ‘você dá conta sim, você é extremamente competente, você é comprometida, tem tudo para dar certo’. E eu topei”, relembra.
Esse momento ficou marcado para Joelma como o início de mais uma grande transformação que a educação proporcionaria em sua vida. Ela sempre soube que os estudos seriam o caminho para uma vida melhor — e foi aos 18 anos, quando teve sua filha, momento em que a motivação para estudar se tornou ainda maior. “Terminei o Ensino Médio grávida. Fiquei cerca de 2 anos como mãe e trabalhando e depois fui estudar justamente por isso, para dar um futuro melhor para a minha filha. Disse a mim mesma: preciso ter um futuro melhor e sei que sou capaz.”
E assim foi: em 2006, Joelma foi a primeira de sua família a conquistar um diploma de ensino superior. “Me formei em Ciências Contábeis, e foi uma vitória gigante. Lembro de minha mãe toda realizada, no dia da colação de grau, feliz e chorando. E dali pra frente, não parei mais.” Nos anos seguintes, concluiu dois MBAs, em Gestão Estratégica de Custos e Formação de Preços de Venda, pela Universidade Positivo, e em Controladoria e Finanças, pela Uninter.
Em 2018, ingressou como analista de Controladoria na Unimed Paraná. No ano seguinte, veio o convite de Antonio Maurício e, em 2020, iniciou o Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas na Pontifícia Universidade Católica do…