Para falar sobre a história da Unimed Paraná, é necessário voltar a 18 de agosto de 1979, quando as Unimeds Londrina, Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa se uniram em prol do desejo de criar uma entidade responsável por representar todas as Singulares do Paraná. De lá para cá, a Federação cresceu não apenas no número de colaboradores – que atualmente beira os 600 -, mas também em estrutura e, consequentemente, no volume de demandas e entregas feitas a seus públicos de relacionamento: médicoscooperados, Singulares, beneficiários, prestadores e a comunidade local.
Ouça também: 45 anos de Unimed Paraná: a força da marca na história pessoal de seus diretores
A primeira sede da Unimed Paraná foi em um espaço cedido pela Unimed Curitiba, localizada, à época, próxima ao centro histórico da capital. Em 1988, a Federação, com apenas 15 funcionários, passou a atuar no centro de Curitiba – mesmo bairro da terceira sede, ocupada em 1993, quando o quadro de funcionários chegou a 66. Já o sonho da sede própria se concretizou apenas em 2006, época em que a Unimed Paraná contava com 151 colaboradores e a necessidade de um espaço maior se fez presente. Contudo, o quadro funcional continuou crescendo junto ao Sistema Unimed Paranaense e os desafios impostos ao setor de saúde suplementar. Dessa maneira, em 2020, 14 anos depois de inaugurar a sede própria, o espaço foi ampliado e, agora, totaliza 7.600m² e conta com a certificação LEED, que garantiu uma expansão com impactos ambientais e sociais reduzidos.
Todos os avanços percebidos durante essas mais de quatro décadas reforçam a missão da Federação em proporcionar a integração e a sustentabilidade do Sistema Unimed Paranaense, sempre cooperando com a comunidade. Para tomar as melhores e mais inteligentes decisões para cada um de seus clientes, a cooperativa também investe fortemente na inteligência de dados e no desenvolvimento de plataformas personalizadas a suas…