Leia também – Unimed Cascavel retoma atividades do Programa de Formação de Cuidadores de Idosos
A dinâmica para o autoconhecimento contou com apresentações pessoais de cada participante. De acordo com a assistente social da Unimed Paraná Mariana de Sá Oliveira, a dinâmica teve como objetivo relembrar situações de autocuidado. “Qual foi a última vez que você fez algo por si?”, cita a assistente social. “A ideia foi proporcionar um momento de autoconhecimento e resgate da pessoa que cuida”.
Mariana comenta que os participantes foram bastante receptivos à proposta do projeto. “Eles puderam compartilhar informações sobre o paciente, os cuidados e as dificuldades. Nós sensibilizamos os familiares para o resgate de sua identidade, para a necessidade de dar a voz a quem cuida e a possibilidade de replicar a experiência para os demais familiares, principalmente, para o beneficiário na condição de cuidado”, finaliza.
Próximos encontros
Em 2023, a intenção é continuar com os encontros híbridos (virtual e presencial), com a possibilidade de incluir participantes que residam em outros municípios. Muitos dos participantes de 2022 ainda relataram – por meio da avaliação do projeto – que desejam voltar para outros encontros.