Independentemente da época do ano, os cuidados com a voz são necessários, especialmente para profissionais que a utilizam como instrumento de trabalho. Professores, palestrantes, cantores, apresentadores, atrizes, profissionais de atendimento ao cliente, narradores, jornalistas, comediantes, políticos, dubladores, entre tantos outros, fazem parte dessa lista de profissionais.
Mas, você já se perguntou quais cuidados deve ter para manter a qualidade vocal e, até mesmo, proteger a voz para desempenhar sua função de maneira eficaz? Algumas técnicas são mais bem elaboradas e necessitam de um tempo dedicado, no entanto, outras são tão simples que podem ser incluídas no seu dia a dia.
O uso constante da voz pode apresentar problemas nas cordas vocais, especialmente sem um tratamento preventivo. Segundo o Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono – 3ª região), é necessário cuidar até mesmo do acúmulo de atividades, que pode gerar tensão e estresse, e ocasionar alteração na saúde da voz.
Aqueça a sua voz
Embora muitas pessoas acreditem que aquecer a voz é um artifício utilizado apenas por cantores, é aconselhável, sempre que possível, aquecer a voz para as atividades diárias. Use técnicas como vibração de língua emitindo um som “mmm” ou escalas musicais leves “lálálá”.
Cuide da respiração
Procure respirar sempre corretamente, levando o ar até o abdômen e expandindo as costelas. Fazer exercícios de respiração profunda ativa o diafragma e relaxa a musculatura do pescoço. Além disso, enquanto…