Fonoaudiólogos se mobilizam para orientar cidadãos sobre a Saúde da Comunicação

Pedestres que circularem pelo Calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba, neste sábado (7), das 9h até às 12h, terão acesso gratuito a orientações sobre a ‘Saúde da Comunicação e a Importância de se Comunicar Bem’. Profissionais Fonoaudiólogos irão atender os cidadãos dando dicas sobre diferentes áreas que envolvem as especialidades da Fonoaudiologia.

Entre os serviços de orientação está o iminente risco que os jovens mundo afora estão expostos ao utilizarem o fone de ouvido. Fonoaudiólogos especialistas em saúde auditiva farão o alerta e aproveitarão a oportunidade para dar dicas e sobre como usar um fone (volume), qual o tempo de uso adequado e quais os sintomas que devem ser levados em consideração, indicando que a audição eventualmente esteja sendo comprometida.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de jovens no mundo correm risco de desenvolver problemas auditivos devido à exposição prolongada e excessiva a sons em volume alto, um problema que atinge 50% da população na faixa dos 12 aos 35 anos.

Para chamar a atenção da população sobre o assunto, a ação de sábado (7), que está sendo encabeçada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia 3ª Região (CREFONO3), vai inflar uma ‘orelha gigante’, em que as pessoas poderão visualizar os detalhes de como os ruídos podem causar lesões no aparelho auditivo.

Outra orientação que será repassada se refere ao ‘Trauma de Face’, muito comum em consequência de acidentes frontais nas estradas ou mesmo em quedas. Neste tema, os especialistas vão orientar a população sobre a importância de se ter um fonoaudiólogo na equipe de tratamento, como se deve exigir ou buscar por esse profissional e quais os as implicações para a comunicação do paciente após passar por esse processo de trauma.

“Um paciente nunca é igual ao outro e por isso a atuação do Fonoaudiólogo precisa ser específica e individualizada, fato que vai atender a necessidade de quem sofreu o acidente. O profissional, por exemplo, vai ajudar a restabelecer a mobilidade mandibular, evitando o surgimento de assimetrias ou limitações funcionais promovendo por diversas técnicas a estabilidade das funções respiração, mastigação, deglutição e fala”, destaca Talita Todeschini, uma das fonoaudiólogas que estará presente nas orientações.

Temas como Motricidade Orofacial (MO), Linguagem, Voz e Aleitamento Materno também serão abordados. “Comunicar-se bem é uma questão de saúde e o Fonoaudiólogo é o profissional que pode ajudar o cidadão a ter uma saudável comunicação ao longo da vida”, explica o presidente do Crefono3, Celso Luiz Gonçalves dos Santos Junior.

A ação que aborda a ‘Saúde da Comunicação e a Importância de se Comunicar Bem’ vai ocorrer em outras praças do Estado do Paraná e Santa Catarina. No Brasil, o Sistema de Conselhos também inicia no dia 9 de dezembro – Dia do Fonoaudiólogo, uma campanha que vai abordar o tema nos mesmos moldes e que levará o nome de “A Comunicação Muda o Mundo”. 

Outras ações

 

Delegacia de Londrina

Data: 9/12, das 9h às 15h

Orientação: Uso adequado de fones de ouvido.

Onde: Calçadão do Cento da Cidade, em frente as Lojas Pernambucanas.

Gratuito

 

Data: 12/12

Também em Londrina haverá uma Sessão Solene na Câmara Municipal em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo com a presença da vereadora e Fonoaudióloga Daniela Ziober Sborgi.

 

Delegacia de Florianópolis

Data: 7/12, das 9h às 13h

Orientações: Saúde Auditiva, Trauma de face, Aleitamento Materno, Motricidade Orofacial (MO), Linguagem e Voz.

Onde: Calçadão Filipe Schmidt esquina com rua Álvaro de Carvalho, Centro de Florianópolis

Gratuito