O dia 16 de abril é dedicado ao Dia Mundial da Voz. O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, que inclui o Crefono3, responsável pelos profissionais do Paraná e Santa Catarina, lançou nesta semana uma campanha alusiva aos cuidados da voz.
Segundo o presidente do Crefono3, Celso Luiz Gonçalves dos Santos Junior, “o cuidado com a voz é tão importante quanto cuidar de outras partes do corpo. Entretanto, a maioria das pessoas não faz como deveria, por achar que não há necessidade de um tratamento”, explica Celso, frisando que: “é neste ponto que mora o grande erro, pois a voz também requer atenção, não só de pessoas que precisam dela em sua profissão como professores, cantores ou locutores, mas pessoas que precisam da voz ‘simplesmente’ para se comunicar”.
Uma série de ações via redes sociais está sendo realizada para alertar a população sobre os cuidados da voz. Vale ficar atento, por exemplo, com as pregas vocais, localizadas na laringe, responsáveis pela emissão de sons, também merece atenção os inimigos da voz, que a agridem de maneira silenciosa, porém trazendo muitas consequências. Entre os inimigos mais temíveis estão a tosse, o pigarrear e o grito.
“Quando falar, o ideal é respirar frequentemente e de maneira adequada. Têm pessoas que, quando estão falando as “veias” do pescoço ficam saltadas porque, simplesmente, ‘esquecem de respirar”, fazendo esforço vocal desnecessário. Respirar é reabastecer suas energias fonatórias”, explica o fonoaudiólogo.
De acordo com Celso, uma dica é também manter as pregas vocais hidratadas. “Tome pelo menos dois litros de líquidos por dia (água, chá e sucos). A hidratação previne o ressecamento da boca, o pigarro, a irritação da garganta e os desconfortos vocais”, orienta.
Seja amigo da sua Voz
• Beba água com frequência, articule bem as palavras e não fale muito forte.
• Alimentar-se com frutas e proteínas melhora a sua qualidade vocal.
• Ingerir bebidas alcoólicas em excesso pode provocar rouquidão.
• Evitar o cigarro é uma boa dica para ter uma voz saudável. A fumaça resseca as pregas vocais e pode causar rouquidão.
• Se sentir rouquidão por mais de 15 dias procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.
Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná