Crefono3 cria gabinete de crise para articular ações e informações no combate à Covid-19

A diretoria do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região (Crefono3) criou o Gabinete de Crise (Covid-19). Uma portaria específica publicada no mês de abril define as atribuições, o funcionamento, periodicidade das reuniões e a composição do grupo. O principal objetivo da medida é concentrar todas as informações e articular como serão as ações do Conselho para o enfrentamento do novo coronavírus.

“O volume e a velocidade de informações que se recebe diariamente é muito grande. Para ajudar o fonoaudiólogo neste mar de informações, uma das atribuições deste comitê é checar as informações e quando pertinentes, divulgar para os profissionais”, explica o presidente do Crefono3, Celso Junior.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a doença como pandemia. Isso quer dizer que existe o risco de a doença infecciosa atingir a população mundial de forma simultânea.

Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná

Composição

O grupo é formado por representantes de diferentes entidades e tem vigência até o final da pandemia do novo coronavírus. A formação do gabinete de crise pode ser consultada aqui.

Orientação

O Crefono3 segue orientando os fonoaudiólogos sobre o atendimento de pacientes durante a pandemia de Covid-19. Os profissionais podem optar pelo atendimento remoto ou presencial nas clínicas ou empresas. Caso aconteça a modalidade presencial, deve ser seguido um protocolo para garantir a segurança do próprio fonoaudiólogo e do paciente.

Para os pacientes, as recomendações são: higienizar as mãos quando chegar no local; usar máscara; evitar tocar olhos, nariz e boca; evitar tocar em superfícies, como mesas e maçanetas; não compartilhar copos, toalhas e outros objetos.

São várias as recomendações para os profissionais, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs); retirada de adereços, como anéis e pulseiras; usar cabelos presos ou com toucas; e troca diária de jaleco. Mais medidas podem ser conferidas aqui.

Leia também – Uso de máscara em locais públicos é obrigatório em todo o Paraná