A Enfermagem está na linha de frente do Sistema Único de Saúde e dela dependem os principais programas e políticas de saúde pública; a categoria é fundamental na implantação de marcos legais e de diretrizes preconizadas pela ONU, OMS e Ministério da Saúde.
Mas, apesar de toda relevância, os profissionais da área pedem apoio da sociedade para o seu verdadeiro reconhecimento – a Enfermagem precisa ser valorizada. Por exemplo: a enfermagem recebe baixos salários, busca jornada de trabalho legal, precisa de condições dignas para trabalhar. Hoje, não tem sequer local adequado nas instituições de saúde para o descanso nos intervalos dos plantões.
Pesquisa realizada em 2015 – pela Fundação Oswaldo Cruz e Conselho Federal de Enfermagem – mostra o Perfil da Enfermagem no Brasil; é o mais amplo levantamento sobre uma profissão já realizado na América Latina. O diagnóstico segue valendo para os dias hoje, pois a situação profissional e os números permanecem. O resultado é apresentado também por Estado, permitindo uma compreensão detalhada das realidades locais http://www.cofen.gov.br/perfilenfermagem/).
Por meio deste Blog poderemos falar mais sobre a Enfermagem e sobre as ações e atuação do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná. Com 100 mil inscritos (até o final de 2018), o Coren/PR tem como missão fiscalizar e disciplinar o exercício profissional para assistência de Enfermagem de qualidade no Paraná.
O Coren/PR é a casa da Enfermagem paranaense e hoje tem uma administração dinâmica e atuante, com inúmeros temas que podem se transformar em excelentes pautas e matérias (corenpr.gov.br).
A profissão Enfermagem é “rica” e qualificada para apresentar indicativos sobre a saúde e necessidades da população, situação dos serviços, programas de atenção básica, políticas públicas para a saúde. Por aqui podemos indicar vários temas, sugestões de pauta e entrevistas que – com certeza – ajudarão a evidenciar o quadro da saúde no Paraná.
A Enfermagem é “rica” em atribuições e que precisam ser propagadas, como consultas de enfermagem na rede pública, assistência qualificada para acompanhar todo o período de gestação, vacinação, saúde mental, combate à tuberculose, hanseníase, práticas avançadas…
A participação da Enfermagem na gestão pública e na academia também rendem cases e temas que apresentam a atuação do profissional mudando cenários na assistência à saúde.
Enfim, a enfermagem é “rica” em personagens, profissionais que são verdadeiros heróis na área da saúde, pelo trabalho incansável e ininterrupto que executam – cuidando sempre.