Comissão de Saúde Mental do Coren/PR dá apoio na implantação da SAE

Em reunião no auditório da sede do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), em Curitiba, nesta sexta-feira (6), duas instituições de saúde mental da capital e região metropolitana apresentaram boas experiências de implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) com o apoio da Comissão de Saúde Mental.

A SAE é um instrumento da organização do trabalho da equipe de Enfermagem estabelecido pela Resolução n.º 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem. “É estabelecido que toda instituição de saúde que tenha o trabalho de Enfermagem tem a necessidade de ter a organização desse trabalho por meio da SAE”, explicou o coordenador da Comissão de Saúde Mental, Marcio Roberto Paes.

A primeira instituição a apresentar foi a Unidade Intermediária de Crise e Apoio à Vida (UNIICA), pertencente ao grupo da Santa Casa de Curitiba. A implantação da SAE foi iniciada há cerca de um ano, em 2019.

Leia ainda – Coren/PR entrega carteiras profissionais na colação de grau da Unifil em Londrina

Leia ainda – Coren/PR estabelece parceria com o projeto “Sífilis Não” para reduzir casos da doença

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da UNIICA, Kátia Oliveira Silva, no início a equipe teve muita resistência às mudanças. ‘Eles pensam no começo que terão mais trabalho, quando, na verdade, com a organização dos processos o trabalho é facilitado. É ganho também para a equipe e hoje eles percebem isso’, declarou.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do município de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, também apresentou a experiência da implantação da SAE no local.

“Após a implantação da SAE percebemos maior vinculação do usuário ao CAPS, maior adesão ao tratamento e uniformização dos processos, que faz com que a equipe de Enfermagem se sinta mais segura”, contou a enfermeira assistencial do CAPS AD de Pinhais, Alessandra Rodenbusch.

O destaque ao trabalho desenvolvido nas instituições foi dado após atividade de fiscalização do Coren/PR, que identificou a evolução do trabalho comparado à fiscalizações anteriores. ‘Essas experiências não trazem só qualidade para o atendimento e ganhos para a equipe e instituição, mas traz reconhecimento para toda a categoria da Enfermagem sobre as nossas funções’, disse Marcio.

“Temos que usar os espaços ocupados pela Enfermagem, divulgar as boas experiências como as apresentadas aqui hoje e mostrar nosso protagonismo, em especial agora com a campanha Nursing Now e o Ano da Enfermagem”, concluiu a presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo.

Apoio

A instituição que tiver interesse no apoio do Coren/PR para a implantação da SAE pode entrar em contato com o Conselho via Ouvidoria: http://corenpr.gov.br/portal/ouvidoria.