Cooperado da Unimed Londrina compartilha paixão pela culinária


Claudio Fuganti é médico cardiologista, professor universitário e cooperado da Unimed Londrina. Além da medicina, ele tem uma paixão que o leva a um mundo de sabores e memórias: a culinária. Há pouco mais de dez anos, ele decidiu que era hora de aprender a cozinhar para manter vivas as receitas de sua mãe, Dona Zélia Marin Fuganti, uma cozinheira de mão cheia que deixou para ele um verdadeiro legado gastronômico.

Veja mais histórias na editoria Hobbies e manias

“Ela tinha uma série de receitas que todos nós adorávamos e eu falei, puxa vida, não vai ser minha esposa que vai preservar as receitas da minha mãe. Então eu parti sem saber nada, não sabia nada de cozinha e comecei a reproduzir os pratos especiais para a minha mãe”, conta.

Culinária como legado

Sua jornada na cozinha começou timidamente, com as massas, paixão da família toda. A partir daí, a aventura gastronômica de Fuganti não parou mais. Porém, como todo mundo que está começando, ele teve seus momentos desafiadores, especialmente, com o pão caseiro, que demorou para sair perfeito.

Mãe e filho, juntos na cozinha! Cláudio Fungati aprendeu os segredos da culinária italiana com sua mãe, Dona Zélia

“Eu diria que primeiras vezes nunca saem como a gente planeja, né? Especialmente o pão da minha mãe. Fiquei quase um ano fazendo pão e não dava certo, até que eu acertei a temperatura do forno, o preaquecimento. Não foi a pena”, relembra.

O chef de cozinha amador se dedicou a copiar as receitas da mãe, como a famosa bacalhoada que encantava a todos. E assim, ele foi preservando os sabores da infância e da tradição familiar italiana. A paixão de Dona Zélia pela culinária era tanta, que ela fez questão de transmitir seus conhecimentos para as netas.

“Minhas filhas, quando fizeram 18 anos e passaram na faculdade, minha mãe deu um curso de culinária de um mês para cada uma delas. E fez um livro de receita individual de doce e salgado para cada uma. Escreveu à…



Leia Mais >