
Você provavelmente já experimentou alguns desses sintomas, especialmente se tem o hábito de adotar uma postura inadequada. Dores nas costas, no pescoço e na cabeça, formigamento nas mãos e braços, e até deformações na coluna são queixas comuns causadas pela má postura, que pode comprimir os nervos da coluna, gerando desconforto e tensão muscular. Apesar disso, é possível reverter a situação com dicas, exercícios e mudanças de hábito, que são eficazes para melhorar a postura, promover bem-estar e prevenir danos futuros.
Essas condições, muitas vezes silenciosas, afetam diretamente a qualidade de vida e podem se agravar com o tempo. Segundo a fisioterapeuta Tatiele Cavalheiro, do Centro de Atenção Personalizada à Saúde (APS) da Unimed Paraná, melhorar a postura e evitar dores durante o dia envolve práticas diárias conscientes. “Além de exercícios simples que ajudam a fortalecer os músculos responsáveis pela boa postura”, complementa.
Abaixo, a fisioterapeuta separou seis dicas de como melhorar a postura. Confira!
- Ajuste seu ambiente
- Distribua o peso ao ficar em pé
- Faça pausas e alongamentos
- Exercite-se! Fortaleça os músculos posturais
- Seja consciente com sua postura
- Saiba quando buscar ajuda de um profissional
Ajuste seu ambiente para melhorar a postura
Seja no trabalho, nos estudos ou quando precisar ficar sentado por algumas horas em frente ao computador ou em uma mesa, é fundamental ajustar o ambiente. Comece pela cadeira: os pés devem estar apoiados no chão, com os joelhos formando um ângulo de 90 graus, e as costas bem alinhadas ao encosto. Evite cruzar as pernas para não sobrecarregar o quadril e relaxe os ombros, mantendo-os distantes da tensão. A tela do computador deve ficar na altura dos olhos, para evitar a necessidade de inclinar a cabeça. Certifique-se de que os cotovelos estejam próximos ao corpo, formando um ângulo de 90 graus, e que o teclado e o mouse estejam ao alcance das…