O assistente de Atendimento na Unimed Porto Alegre, William Marco, enfrentou momentos difíceis devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Assim como muitos outros colaboradores, ele viu-se em uma situação de vulnerabilidade, mas encontrou apoio por meio da campanha “Abrace uma Família”, promovida pela Unimed Paraná, em parceria com o Instituto Unimed Rio Grande do Sul e com a Unimed Rio Grande do Sul.
A família do colaborador, assim como outras nove, foi adotada pela Unimed Londrina, que ofereceu crédito para a compra de móveis, eletrodomésticos e materiais de construção. A cooperativa negociou diretamente com os beneficiados, orientando-os a procurar uma rede de varejo local, contribuindo também para a economia da região.
A jornada do colaborador
Marco, que atua como técnico de enfermagem da Unimed Vale dos Sinos, e trabalha na cooperativa há 12 anos, compartilhou sua história de lutas e vitórias. Morador de uma área também atingida pelas enchentes, ele se viu desamparado em meio ao caos, tentando proteger sua família e seus bens enquanto a água subia rapidamente.
“Foi um choque. Em um primeiro momento ficamos desorientados e, com o passar dos dias, a situação foi se desenhando cada vez mais desanimadora. A enchente chegou e ficou. Tínhamos esperança de que a água chegaria até a altura dos joelhos no máximo, ou que, na pior das hipóteses, a enchente viria e iria embora. Acabou que a água passou do nível do telhado e ficou quase 30 dias estacionada nessa altura”, conta.
Leia mais: A ligação que mudou a vida de Elsa, vítima das enchentes no RS
Além disso, enfrentou desafios ainda maiores devido à situação de seus filhos. “Aqui somos quatro pessoas, e meus dois filhos são autistas: Helena, de dois anos, e Miguel, de 10. Eles foram os mais afetados, pois perderam a rotina e o conforto de seu ambiente”. Ele relata as dificuldades vividas, especialmente com Helena. “A Helena teve…