A leitura de livros sobre saúde mental podem ser valiosas parceiras na compreensão das experiências que influenciam nossa saúde
Em uma das citações de Dom Quixote de La Mancha, ele dizia que quem lê muito e viaja muito, muito vê e muito sabe. Algumas pessoas têm a habilidade de unir essas duas experiências, fazendo de cada página uma nova viagem para explorar algo novo.
A leitura é um grande exercício para o cérebro, que apesar que não ser um músculo, é estimulado por meio do hábito, que impulsiona o aprendizado, a memorização, a imaginação e até mesmo a empatia. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Emory (EUA), ler afeta o cérebro de maneira semelhante a vivenciar os eventos sobre os quais estamos lendo – colaborando para a formação da empatia.
Além disso, há outros inúmeros benefícios que a prática da leitura pode oferecer, como a ampliação de vocabulário e a melhora na escrita, o aumento das conexões neurais e a concentração, além de desenvolver o pensamento crítico. O hábito também é uma forma eficaz de relaxamento, promovendo bem-estar mental. É o que apontou uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Sussex (Reino Unido), que demonstrou que ler ajuda na redução de até 68% dos níveis de estresse, diminuindo a frequência cardíaca.
A busca e a leitura de livros sobre saúde mental podem ser grandes aliadas na compreensão das situações que vivemos e que afetam nossa saúde, bem como no aprimoramento de técnicas e ferramentas de enfrentamento de transtornos que possamos desenvolver ao longo da vida. Abaixo, separamos uma lista de 15 livros que abordam temas sobre saúde mental, confira!
Leia também: 10 livros sobre saúde mental
A geração ansiosa: Como a infância hiperconectada está causando uma epidemia de transtornos mentais
O livro aborda o aumento de casos de depressão, ansiedade e…