Autocuidado 4.0 – Revista Ampla


Novas tecnologias têm auxiliado médicos e pacientes a manter a saúde e a prevenir doenças – promovendo o autocuidado

Acompanhamento remoto de pacientes, interpretação de resultados de exames, maior eficiência dos processos e melhor recuperação em procedimentos cirúrgicos. Esses são alguns dos benefícios proporcionados pelas tecnologias que têm auxiliado na manutenção da saúde e prevenção de doenças por médicos e pacientes.

O uso de recursos como Inteligência Artificial (IA), cirurgia robótica e dispositivos vestíveis (wearables), a exemplo dos relógios inteligentes (smartwatches), auxilia profissionais de saúde a acompanharem tratamentos, fazerem ajustes de condutas e processos de forma rápida e remota, entre outros benefícios. Dessa forma, alcança- -se um misto de autocuidado e empoderamento do paciente, que passa a ter controle da sua própria saúde.

Essas ferramentas permitem o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas por meio de aplicativos que monitoram questões, como dieta, frequência cardíaca, sono, realização de atividades físicas e que ajudam no controle do uso de medicações. Alguns até guardam os resultados de exames para que os pacientes tenham um relato consistente e lógico da evolução do seu tratamento.

Carlos Sacomani: as novas tecnologias
empoderam o paciente à medida que trazem
informações sobre prevenção de doenças, hábitos
de vida, controle de enfermidades crônicas
Divulgação/Arquivo Pessoal

Conforme relata o médico urologista, especializado em Cirurgia Robótica, Disfunção Miccional e Uro-Oncologia e consultor médico de Inovação e Tecnologia da Informação, Carlos Sacomani, do hospital AC Camargo Câncer Center, a telemedicina, a teleconsulta, o telediagnóstico e o diagnóstico a distância são os principais recursos que vêm à sua mente quando se fala em avanço tecnológico na medicina.

“Por meio das ferramentas de monitoramento remoto, como…



Leia Mais >