
Se exercitar é essencial para a manutenção da saúde, mas muitas pessoas enfrentam dificuldades na coordenação da respiração, especialmente quando não não há uma rotina regular de práticas esportivas. A boa notícia é que existem diversos exercícios e práticas que podem ajudar a melhorar nossa aptidão cardiorrespiratória, tornando os exercícios mais eficientes e os momentos mais prazerosos.
A aptidão cardiorrespiratória é a capacidade do corpo humano em praticar exercícios físicos sem ficar cansado excessivamente, segundo a descrição do Ministério da Saúde. Por outro lado, a aptidão baixa é a causa de muitos problemas relacionados às doenças cardiovasculares. Inclusive, estudos demonstram essa relação e a importância da atividade física e da aptidão cardiorrespiratória para pacientes que apresentam insuficiência cardíaca.
Para entender melhor esse cenário e inserir no dia a dia algumas práticas que aumentem sua capacidade cardiorrespiratória, a fisioterapeuta do Centro de Atenção Personalizada à Saúde da Unimed Paraná, Tatiele Cavalheiro, destacou quatro dicas. Confira!
- Exercícios para melhorar a aptidão cardiorrespiratória
- O que aplicar durante as atividades comuns do dia a dia
- Como tornar essas práticas um hábito?
- Como a fisioterapia também pode contribuir com o aumento da capacidade?
Exercícios para melhorar a aptidão cardiorrespiratória
A fisioterapeuta explica que para melhorar a resistência cardiorespiratória e fortalecer os pulmões, nada melhor do que praticar exercícios aeróbicos. Caminhada, corrida, bicicleta e natação podem contribuir com o fortalecimento dos pulmões. Já os treinamentos funcional e intervalado, que alternam entre alta e baixa intensidade, podem melhorar a eficiência respiratória.
Outras atividades como yoga ou pilates também são ótimas opções, pois combinam exercícios de respiração com movimentos que aumentam a capacidade pulmonar e promovem a…