AMB tem protagonismo em debate sobre o Mais Médicos em audiência pública da Comissão Mista da MP 1165


Diretoria da associação foi convidada à discussão e apresentou o posicionamento da entidade a respeito do programa

São Paulo, SP. 18 de maio de 2023 – A Associação Médica Brasileira (AMB) foi convidada pela Comissão Mista da Medida Provisória (MP) nº 1165 para apresentar sua visão sobre o Programa Mais Médicos e os desdobramentos dessa iniciativa, tanto para a classe médica como para as boas práticas da Medicina no Brasil. Dr. Antonio José Gonçalves, secretário-geral da AMB, conduziu uma apresentação que destaca pontos de atenção para aperfeiçoar o programa.

O foco principal da apresentação foi propor modificações na MP que atentassem para a qualidade dos médicos a serem alocados neste programa. Foi enfatizado que a qualidade dos egressos dos cursos médicos, com a abertura indiscriminada de escolas médicas nos últimos 10 anos não está boa. Isto vem se refletindo nas residências médicas que ainda mantém um certo padrão de qualidade porque tem uma estrutura muito sólida com preceptoria e métodos de avaliação satisfatórios.

Atualmente, o que ainda mantém uma elevada qualidade é a prova de título de especialista da AMB e suas Sociedades de Especialidades. E isto precisa ser mantido. Precisamos manter o decreto nº 8516 de 2015 que regulamentou a formação do cadastro nacional de especialistas no Brasil. Por esse decreto, só há duas formas no país de ser especialista, a saber: com a conclusão da residência médica credenciada pelo MEC ou pela AMB e suas sociedades de especialidade. E isto tem que ser mantido, pois é garantia de que nossos especialistas mantenham seu elevado nível técnico científico.

O Programa Mais Médicos pressupõe 4 anos de trabalho deste profissional em comunidades carentes e, ao final deste período, o médico poderia estar apto a prestar a prova de título de especialista na especialidade de medicina de família e comunidade. Mas, enfatizou o Dr. Antonio, quem vai…



Leia Mais >