AMB sedia Reunião da WMA para revisão da Declaração de Helsinque


Começou ontem (24) e continua neste sábado (25) a Segunda Reunião da Associação Médica Mundial (WMA) sediada pela Associação Médica Brasileira.

O objetivo do encontro é a revisão da Declaração de Helsinque (DoH), que é um conjunto de princípios éticos para pesquisas clínicas envolvendo pessoas.

César Eduardo Fernandes, Presidente da AMB, Carlos Vicente Serrano Júnior, Diretor de Relações Internacionais da AMB e José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM, iniciaram a apresentação dandoas boas-vindas aos participantes e agradecendo a presença de todos que contribuíram para a realização do evento.

“Para a Associação Médica Brasileira é uma grande honra organizar esse evento. Quero agradecer essa confiança, é uma grande responsabilidade realizar um evento dessa magnitude”, enfatizou César Fernandes.

O tema principal deste encontro é a relevância do uso de placebo em ensaios clínicos. O encontro promove a integração de renomados especialistas nacionais e internacionais objetivando auxiliar os membros do Grupo de Trabalho da WMA para este fim. 

Entre os participantes e palestrantes estão Jack Resneck Junior, Presidente da Associação Médica Americana (AMA); Otmar Kloiber, Secretário Geral da WMA; Roseli Nomura, Coordenadora Adjunta da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Professora Adjunta da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) e Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP); José Humberto Fregnani, Superintendente de Ensino e Pesquisa no  A.C. Camargo Câncer Center, ex-membro da Comissão de Ética em Pesquisa Nacional da CONEP e Docente na Graduação do Programa do Hospital de Câncer de Barretos e A.C. Camargo Câncer Center; e Hilary Marston, Diretora Médica da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. 

Sobre a World Medical Association (WMA)

A…



Leia Mais >