Estudantes de medicina da Faculdade Uninove e da Universidade de Santo Amaro – Unisa – participaram na noite desta quarta-feira (13) do treinamento do Projeto Sabe (Suporte de Atendimento Básico de Emergência), formando a 8ª turma deste ano. O exercício foi conduzido pelo médico Expedito Barbosa na sede da AMB, em São Paulo.
O projeto disponibiliza conteúdo teórico e prático de suporte básico de vida para os jovens acadêmicos, com a utilização de equipamentos modernos que simulam ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e desfibrilação (manequim Little Anne da Laerdal, com aplicativo QCPR Training e desfibrilador de treinamento).
O PROJETO
Coordenado pelo diretor da AMB, Dr. Fernando Tallo, o Projeto Sabe difunde conhecimentos básicos de suporte em casos de parada cardiorrespiratória extra hospitalar. O programa é gratuito e apresenta duas frentes: capacitar alunos de cursos de graduação em medicina e realizar treinamento junto ao público leigo em escolas públicas, atividade a qual participam os acadêmicos capacitados.
Desde seu início, em 2022, o Sabe já capacitou mais de 600 graduandos de diferentes partes do Brasil. Em 2023, foi realizado o programa piloto na Escola Estadual Marina Cintra, na capital paulista.