São Paulo, SP. 12 de maio de 2023. Comemorando 50 anos desde que a acupuntura foi inserida no sistema público de saúde e no meio acadêmico, o Centro de Acupuntura do Instituto da Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP sediou cerimônia solene em homenagem à Profa. Dra. Satiko
O evento realizado ontem (11), no anfiteatro do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), destacou a fundamental contribuição da professora Satiko para o desenvolvimento e a consolidação da acupuntura no Brasil e contou com a presença do presidente da AMB, César Eduardo Fernandes, do diretor tesoureiro da AMB, Akira Ishida, Prof. Jose Luiz do Amaral, presidente da APM, Prof. Emerito Yassuhiko Okay, representando a diretora da FMUSP, Prof. Eloisa Bonfa, Prof. Wu Tu Hsing – diretor do Centro de Acupuntura do IOT e Ana Moraes, representando a Diretoria Clínica do HCFMUSP.
Em seu pronunciamento, César Eduardo Fernandes enalteceu à homenageada por sua dedicação e relevância à medicina e ao ensino acadêmico, destacando ainda o trabalho incessante do presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), André Tsai: “É uma honra para a Associação Médica Brasileira ser convidada para estar nessa cerimônia. Agradeço ao André pelo seu empenho e dedicação à especialidade e à luta contra a invasão da acupuntura por não-médicos. Nos comprometemos com todas as lutas da acupuntura e parabenizo a professora Satiko”.
“É sempre uma honra estar num evento do IOT e uma felicidade participar dessa merecida homenagem à dra. Satiko, que proporcionou uma alavancagem para a acupuntura como profissão e especialidade, sempre de forma ética, assertiva e centrada no paciente, um exemplo de alta representatividade da profissão”, afirmou o diretor-tesoureiro da AMB, Akira Ishida.
Os professores titulares do IOT, Olavo Pires de Camargo e Tarcísio E. P. Barros Filho, da Clínica…