Dia 23 de outubro aconteceu a Audiência Pública na Câmara Federal, com a presença do Dr. Etelvino de Souza Trindade, vice-presidente da Região Centro-Oeste, representando o Dr. César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira.
A Audiência foi pedida e presidida pelo Deputado Luiz Ovando (PP-MS) e contou também com a presença do Dr. Carlos Magno representando o CFM, Dr. Fábio Freire, presidente da Associação Brasileira de Clínica Médica (que participou “on-line”), Dr. Eduardo Freire, representando a Associação Médica de Brasília e Dra. Eliziane Leite, representando a Escola de Ciências de Saúde do Distrito Federal.
Foi designado um tema para cada participante, cabendo à AMB discutir “a relação médico-paciente”.
Em sua explanação, o Dr. Etelvino cumprimentou a todos e apresentou os agradecimentos do presidente da AMB pelo convite e pela oportunidade de estar presente. Destacou a importância da entidade ser ouvida em todos os temas que envolve os médicos e a medicina brasileira.
“Desenvolvi o tema, iniciando com a história da medicina e seu exercício humanístico, a mudança para o cientificismo no século XIX e a segmentação do ser total para os componentes sistêmicos/orgânicos. Até chegarmos ao questionamento atual, caracterizado pela insatisfação do médico e também do paciente. Para fechar, falei sobre o conceito da complementação da evolução das soluções científica, de grande benefício para a humanidade com o retorno à visão do ser humano doente”, relatou o Dr. Etelvino.
No debate, que seguiu às palestras, o Dr. Etelvino abordou equívocos, inclusive da gestão governamental, ao incentivar a desvinculação humanística da técnica com a permissão do médico admitido no “Mais Médicos” de desenvolver por si próprio as atitudes, dando-lhe prêmio por isso, pela…