A Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn) realizou sua 35ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte, aos 31 de agosto e 1 de setembro, em Ponta Negra, Zona Sul de Natal. O tema central, “Em defesa da vida da mulher”, reflete o compromisso da SOGORN em abordar e valorizar as questões relacionadas à saúde feminina e as ações em prevenção à morbimortalidade materna.
De acordo com Robinson Dias, presidente da SOGORN, uma das prioridades da Jornada foi pautar iniciativas sólidas para a redução da mortalidade materna evitável. Estiveram em debate outras problemáticas contemporâneos e pertinentes, com destaque para o planejamento reprodutivo e a importância do planejamento de saúde baseado em dados epidemiológicos consistentes.
César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira e diretor científico da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia, participou ativamente dos trabalhos. Palestrou sobre as propostas que tramitam no Congresso Nacional sobre a chamada violência obstétrica, compartilhando como a AMB vem interagindo com o Legislativo para o texto leve em consideração a visão dos tocoginecologistas.
A 35ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia teve também a presença de Agnaldo Lopes da Silva Filho (MG), presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), bem como dos professores José Humberto Chaves (AL), Angelina Maia (PE), Silvio Franceschini (SP) e Lia Cruz Vaz da Costa Damásio (PI), entre outros palestrantes conceituados.
Robinson Dias comenta que a Jornada foi um sucesso, segundo a avaliação do público. Ele aproveita para destacar a participação do presidente da AMB.
“O César Fernandes tem bagagem científica e proeminência na Febrasgo, como professor e na Associação Médica…