Foi realizado nesta quinta-feira, (18/08), em Porto Alegre, o Fórum Pró-Desenvolvimento da Saúde RS. O evento foi uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), com o objetivo de debater a Medicina e a Saúde no Brasil.
O Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes, foi um dos participantes do Fórum, que contou com diversos nomes importantes da área da saúde no Brasil. César integrou o Painel “O médico e as mudanças nas relações de trabalho”, que foi mediado pelo diretor-geral do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade médica, Fernando Uberti. O Painel contou também com a participação de Ronaldo Nogueira, ex-ministro do trabalho, Tadeu Calheiros, médico e presidente da Federação Médica Brasileira (FMB) e Tatiana Bragança, médica e conselheira federal pelo estado do Rio Grande do Sul do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Dentre os temas debatidos estavam as ações de entidades médicas e federações em defesa da atuação do profissional da área médica, terceirização de serviços e segurança jurídica, por exemplo.
O Presidente da AMB enfatizou em sua fala o desconhecimento geral da população em torno da remuneração da área médica, feita, por exemplo, no Sistema Único de Saúde (SUS). A situação enfrentada pela ampla maioria dos médicos, que enfrenta a impossibilidade de arbitrar valores pagos, ficando à mercê de planos de saúde, também foi abordada. César Fernandes ratificou a busca realizada hoje pela AMB, de melhores remunerações aos médicos: “Nós temos que ter bons indicadores, tema que já foi abordado aqui, para que isso resulte em melhores condições de trabalho”, afirmou.
O painel foi encerrado pelo Diretor-Geral do Simers, que lembrou que o debate abordou assuntos que devem ser amplamente discutidos entre os profissionais da área médica, para que sejam definidas…