AMB busca articulação latino-americana para o processo de certificação do título de especialista


Na noite de segunda-feira, 18 de setembro, a partir das 19h, César Eduardo Fernandes, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Carlos Serrano, diretor de Relações Internacionais, e Gustavo Salata, consultor do Departamento Científico, se reuniram on-line com José Ignacio Santos Preciado, presidente do Comité Normativo Nacional de Consejos de Especialidades Médicas (CONACEM), associação civil não governamental responsável pela certificação dos médicos especialistas no México, e com Miguel Ángel Vásquez Luna, secretário técnico.

A reunião, que deve ser a primeira de várias, teve como objetivo fomentar a cooperação e a troca de conhecimentos e experiências entre os órgãos reguladores de especialidades médicas, e delinear a marcação de um encontro entre países da América Latina a fim de elaborar um documento que fortaleça o certificado de especialidade na região, priorizando não a quantidade, mas a qualidade dos médicos.

O presidente do CONACEM informou aos colegas brasileiros que nesta oportunidade tinha como propósito convidar a AMB a integrar um grupo já criado por alguns países da América Latina e que já vinham, há algum tempo, discutindo o tema de certificação de especialistas na América Latina, entre os quais, Argentina, Chile, Colombia e Perú. Seria muito importante que o Brasil se integrasse nesse grupo pelarelevância do nosso país no contexto latinoamericano.

“O processo de certificação de especialistas, ou seja, de concessão do título de especialista, precisa de aperfeiçoamento em nosso país . Temos uma entidade que aprova os programas de residência médica, a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Esse órgão, legalmente constituído, à par de autorizar o funcionamento dos programas, também fiscaliza sua evolução. Findo o tempo previsto de residência, a instituição responsável pelo programa confere o certificado de conclusão ao médico que cumpriu…



Leia Mais >