Captar a atenção e interesse de adolescentes nem sempre é tarefa fácil. Dentro da escola, então, o desafio pode ser maior. Para vencer essa barreira e tornar o aprendizado mais prático e palpável, um professor do interior do Paraná coordenou um trabalho bem diferente, envolvendo a Sociedade dos Pioneiros de Rochdale para ensinar um pouco mais sobre o cooperativismo no mundo – e no Brasil.
Veja também: É possível ser saudável com uma dieta vegetariana? Entenda no vídeo com Emy Fukuda
Fernando Henrique Rivelini, que atua como professor de Associativismo e Cooperativismo no Colégio Estadual Rui Barbosa de Jandaia do Sul, decidiu surpreender os alunos que cursam o Ensino Médio Técnico com foco no Agronegócio. Envolvendo, também, a disciplina de Língua Portuguesa, Fernando apresentou aos jovens a história dos Pioneiros de Rochdale. “Em uma primeira etapa, as duas turmas assistiram ao filme que conta a história do surgimento do cooperativismo, compartilhando uns com os outros as primeiras impressões acerca da história. Na sequência, eles foram instigados a pesquisar a sinopse do filme e a realidade das cooperativas atualmente”, conta.
Com tais informações e mais conhecimento sobre o cooperativismo, os alunos escreveram cartas endereçadas aos Pioneiros de Rochdale, relatando como a iniciativa deles, em 1844, transformou a vida de milhões de pessoas pelo mundo. “Como eles já estavam estudando alguns gêneros textuais diferentes na disciplina de Língua Portuguesa, com a professora Alessandra de Oliveira, foi realizada essa parceria entre as duas disciplinas para a produção das cartas. Nelas, eles puderem exercitar a imaginação ao relatar aos personagens retratados no filme sobre o cooperativismo como estava o mundo hoje, com a ideia difundida em diferentes setores da sociedade.”
Com as cartas prontas e em mãos, Fernando aproveitou uma parceria já antiga da instituição com o Sicredi e compartilhou os textos…