Alergia alimentar: um desafio crescente na saúde pública

schedule
2025-01-20 | 16:39h
update
2025-01-20 | 16:39h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate


(Foto: Ilustração/Freepik)

A alergia alimentar tem se tornado um problema de saúde pública cada vez mais comum. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 200 milhões de pessoas sofrem de alergia alimentar no mundo. Essa é uma condição que, quando não é perigosa, afeta muito o dia a dia de quem lida com ela.

Publicidade

Entretanto, o que é exatamente uma alergia alimentar? Trata-se de uma resposta imunológica exagerada do organismo a determinadas proteínas presentes nos alimentos. “Os alimentos mais comuns que causam alergia são: leite de vaca, glúten, trigo, soja, mariscos como camarão, amendoim, entre outros”, explica Suzana de Bem, médica integrativa e angiologista.

Veja também: Doença celíaca vai muito além da eliminação do glúten

Os sintomas de uma alergia alimentar podem variar desde manifestações cutâneas, como urticária e inchaço, até reações mais graves, como dificuldade respiratória e choque anafilático. “Os sinais e sintomas de alergia alimentar podemos observar de diversas formas: na pele, por exemplo, pode aparecer em forma de urticária, que é uma erupção cutânea na qual observamos vermelhidão e prurido no local, ressecamento e até edema, ou seja, inchaço principalmente nas áreas dos lábios e rosto”, detalha a médica.

Além das manifestações cutâneas, a especialista alerta para outros sinais. “Sintomas respiratórios, como tosse, coriza, congestão nasal, sibilos e os famosos chiados no peito. Além de sintomas gastrointestinais como distensão abdominal, enjoo, dor abdominal e diarreia. O paciente alérgico pode até mesmo chegar em um choque anafilático, potencialmente fatal”.

No entanto, descobrir uma alergia alimentar pode não ser tão simples, já que o paciente precisa identificar exatamente qual é o agente causador do problema. O diagnóstico é feito por meio de uma combinação de histórico clínico, exame físico e testes específicos. “Na anamnese, colhemos uma…



Leia Mais >

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
20.01.2025 - 16:57:54
Uso de dados e cookies: