De forma figurada, resiliência é a capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios. É, também, recuperar-se de uma situação adversa. A volatilidade do mercado incita a resiliência dentro das operadoras de planos de saúde para que possam ser cada vez mais sustentáveis e promover, apesar de todos os desafios, saúde e qualidade de vida às pessoas.
As mudanças que ocorrem no mercado de uma forma geral impactam, positiva ou negativamente, a saúde suplementar como um todo. No entanto, as dificuldades são constantemente enfrentadas e dribladas.
Para gerir todas as demandas, a área de Mercado de uma operadora de saúde tem que estar em constante resiliência – adaptando-se às novas realidades que aparecem e transformando ideias em projetos.
No Sistema Unimed Paranaense, esses projetos que se tornam cases de sucesso são sempre compartilhados entre as coirmãs, pois as intercorrências são muito parecidas. A diferença, muitas vezes, está apenas no impacto dessas dores. Algumas Unimeds, por exemplo, sentem mais do que as outras.
No entanto, de acordo com o coordenador do Núcleo de Apoio Mercadológico da Unimed Paraná, Paulo Henrique Lima de Carvalho, a forma de resolver essas pendências pode ser adaptada à necessidade de cada cooperativa. Para isso, as áreas de mercado das cooperativas paranaenses sempre tiveram intercooperação para o enfrentamento desses reptos. “Esse compartilhamento de informações faz com que o Sistema se fortaleça. Nós costumamos partilhar, entre as cooperativas, os casos de sucesso e de insucesso, pois servem de alerta para o cuidado em determinadas situações”, afirma.
Para tanto, são realizadas reuniões institucionais e gerenciais com diretores, gestores e técnicos das áreas envolvidas, de forma presencial e on-line durante o ano. “No decorrer dos últimos anos, as áreas de Mercado vêm trabalhando de forma muito alinhada…