
A ciência nos traz uma série de dicas para uma vida mais saudável, com mais bem-estar e saúde. Mais de 80% das doenças crônicas, a exemplo das cardiovasculares, os acidentes vasculares cerebrais e diabetes poderiam ser prevenidas eliminando fatores de risco como uma dieta não saudável, sedentarismo e uso de tabaco.
O alerta, da Organização Mundial de Saúde, foi ressaltado pela médica de Família da Unimed Paraná, Fabiane Bostelmann, em webinar direcionado aos colaboradores.
Confira 9 dos principais consensos da medicina para uma vida mais saudável:
1 Evite alimentos ultraprocessados
Um dos consensos da ciência quando se trata de prevenção de doenças é relativo aos alimentos ultraprocessados, produtos que passam por várias etapas industriais de processamento e contêm ingredientes artificiais, que não seriam utilizados em uma cozinha comum — como corantes, conservantes, aromatizantes, adoçantes artificiais, gorduras, sal e açúcares.
“O fígado é forçado a lidar com uma carga de substâncias químicas que não foi projetado para processar”, pontua Bostelmann.
Mais sobre ultraprocessados:
2. Consuma mais vegetais
“Não importa qual dieta você for optar, o consumo de vegetais precisa estar na base da alimentação“, diz a médica. Ela ressalta que o mínimo recomendado pela OMS é de 5 porções de vegetais por dia, o que corresponde a entre 400 e 500 gramas.
Além da presença de vitaminas, minerais e antioxidantes, os vegetais são benéficos à digestão e à saciedade. Também atuam como prebióticos, contribuindo com as bactérias benéficas do intestino e, pouco calóricos, substituem alimentos calóricos e processados.
Receita saudável de sopa de vegetais com amêndoas
3. Atinja suas metas diárias de proteína
O consumo diário de proteína deve ser de 0,8 a 2,2 gramas a cada quilograma do indivíduo. É importante ressaltar que a quantidade de proteínas…