Confira a entrevista completa com o psiquiatra Ygor Bereza, que fala sobre a diferença entre vício e compulsão e os principais sinais de que você pode estar viciado
Com o objetivo de fomentar a discussão de temas pertinentes ao momento em que vivemos, o Conversa Ampla traz semanalmente um bate-papo on-line com especialistas de diferentes áreas – desde pautas que abordam o bem-estar até análises sobre doenças específicas. As entrevistas com profissionais qualificados visam apresentar novos pontos sobre assuntos relacionados – direta ou indiretamente – à saúde.
Leia também: TDAH: sinais mais comuns
Diferença entre vício e compulsão
Se usa alguma substância ou tem algum comportamento que, se não ingerido ou realizado, é um sinal de que pode estar viciado. Da internet à comida até às outras drogas, os vícios agem no nosso cérebro provocando uma sensação de prazer. Nesta Conversa Ampla, o psiquiatra Ygor Bereza explica a diferença entre compulsão e vício, como os vícios atuam no cérebro e também especifica os diferentes hábitos que trazem prejuízos à vida de uma pessoa.
5 sinais de que você pode estar viciado:
- Não tem mais controle sobre a busca ou não consegue parar de usar/fazer algo;
- Aumento do consumo ao longo do tempo;
- Tolerância menor a cada vez que usa;
- Sinais de abstinência quando para o consumo;
- Ter um padrão disfuncional que traga prejuízo à sua rotina diária.
Veja outros episódios da Conversa Ampla: