5 dicas práticas e fáceis para prevenir alergias respiratórias


(Foto: Freepik)

Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) mostram que um terço da população brasileira tem algum tipo de alergia. Felizmente existem várias medidas que podem ser tomadas para preveni-las.

Confira também: Você sabe quais as diferenças entre gripe e resfriado?

De acordo com o médico cooperado da Unimed Curitiba especialista em otorrinolaringologia Cezar Berger, as alergias respiratórias são as mais comuns e podem ocorrer durante todo o ano por diversos fatores. Segundo ele, poeira, ácaros, mofo, pelos de animais e pólen são os principais causadores de sintomas como espirros, tosse, coriza e dificuldade para respirar. Além disso, mudanças de clima e temperatura e alguns alimentos também podem provocar reações alérgicas e desconfortos respiratórios.

Mas engana-se quem acha que isso só acontece nos meses de outono e inverno! De acordo com o especialista, as crises alérgicas estão propensas a acontecer durante o ano todo, mas tendem a piorar no frio porque o metabolismo fica mais lento e o sistema imunológico mais vulnerável. “O importante é fica atento aos fatores presentes no dia a dia. Sair de um ambiente com ar-condicionado e ir para o calor externo em dias de clima quente, por exemplo, provoca um choque no organismo e pode desencadear o aparecimento de uma sintomas respiratórios que podem agravar para quadros de pneumonia ou causar complicações alérgicas. Por isso, temos que tomar cuidado com mudanças bruscas de temperatura”, alerta.

Em entrevista para o Diálogo Saudável, programa de entrevista promovido da Unimed Curitiba, o especialista dá dicas práticas e fáceis de prevenção às alergias e demais doenças respiratórias que podem ser adotadas no dia a dia que podem evitar, amenizar os sintomas ou diminuir as crises. Confira abaixo:

1) Mantenha o ambiente limpo

É importante evitar o acúmulo de poeira e sujeira. Em casa ou no trabalho, mantenha sempre o local…



Leia Mais >