Há quatro décadas, no Oeste do Paraná, nascia um sonho. Um sonho de cuidar das pessoas de forma integral, humana e digna, de promover e fortalecer a profissão médica e de construir o futuro da saúde na região. Um projeto idealizado e executado por um grupo de médicos visionários, que acreditava que o cuidado com as pessoas precisava ir além: era necessário um sistema que valorizasse o ser humano e a profissão médica em todas as suas dimensões. Assim, em 14 de novembro de 1984, nascia a Unimed Toledo. Hoje, comemora 40 anos da Unimed Costa Oeste.
“Os senhores foram convidados para a festa de inauguração da Unimed Toledo. Creio que muitos dos presentes não conhecem o que seja uma Unimed”, disse o primeiro diretor-presidente da cooperativa, Tomaz Yoshida (in memoriam) durante o evento de inauguração. “A Unimed não é intermediária, ela é mandatária. A Unimed não é convênio, é oportunidade de trabalho digno ao médico. A Unimed é uma cooperativa de trabalho médico”, sintetizou o fundador.
A primeira diretoria tomou posse em março de 1985, composta por Tomas Yoshida (diretor-presidente), Avelino Campagnolo (diretor vice-presidente) e Joaquim Iwasaki (diretor-superintendente).
Nos primeiros anos tudo era novidade e o cenário era incerto. Desbravar o universo do cooperativismo de classe e dos planos de saúde foi mais um desafio para o grupo de médicos pioneiros. Com uma pequena sala alugada, uma colaboradora e um vendedor, a estrutura dava suporte à diretoria executiva. Após conquistar a documentação necessária, iniciava-se a busca por usuários do plano, mas antes, era necessário explicar o que era um plano de saúde e o que era uma cooperativa de médicos.
Adilson Cleto Bier, fundador e diretor-presidente entre 1993 e 1996, recorda como o espírito cooperativo dos médicos fundadores superou as limitações estruturais e…